Articular ações de forma a:
I - promover e orientar a educação ambiental em todos os níveis de ensino e a conscientização pública para a proteção do meio ambiente nos municípios consorciados;
II – desenvolver atividades vinculadas à Política Nacional de Educação Ambiental na educação em geral e na educação escolar, por meio das seguintes linhas de atuação:
a) capacitar de recursos humanos para educação ambiental;
b) promover o desenvolvimento de estudos, pesquisas e experimentações;
c) promover a produção e divulgação de material educativo;
d) desenvolver mecanismos de acompanhamento e avaliação.
III – promover a incorporação da dimensão ambiental na formação, especialização e atualização dos educadores de todos os níveis e modalidades de ensino; especialização e atualização dos profissionais de
todas as áreas;
IV – promover a preparação de profissionais orientados para as atividades de gestão ambiental; a formação, especialização e atualização de profissionais na área de meio ambiente;
V – realizar o atendimento da demanda dos diversos segmentos da sociedade nos municípios consorciados no que diz respeito à problemática ambiental.
VI – desenvolver instrumentos e metodologias, visando à incorporação da dimensão ambiental, de forma interdisciplinar, nos diferentes níveis e modalidades de ensino;
VII – realizar a difusão de conhecimentos, tecnologias e informações sobre a questão ambiental;
VIII – desenvolver instrumentos e metodologias, visando à participação dos interessados na formulação e execução de pesquisas relacionadas à problemática ambiental;
IX – buscar alternativas curriculares e metodológicas de capacitação na área ambiental;
X – apoiar as iniciativas e experiências locais e regionais, incluindo a produção de material educativo;
XI – montar rede de banco de dados e imagens, para apoio às ações educativas ambientais;
XII – incentivar a difusão, por intermédio dos meios de comunicação de massa, em espaços nobres, de programas e campanhas educativas, e de informações acerca de temas relacionados ao meio ambiente;
XIII – visar a ampla participação da escola, da universidade e de organizações não-governamentais na formulação e execução de programas e atividades vinculadas à educação ambiental não-formal;
XIV – buscar a participação de empresas públicas e privadas no desenvolvimento de programas de educação ambiental em parceria com a escola, a universidade e as organizações não-governamentais;
XV – buscar a sensibilização da sociedade para a importância das unidades de conservação de acordo com os preceitos do SIGPUC do CIQ;
XVI – buscar a sensibilização ambiental dos agricultores e empresarios;
XVII – incentivar o ecoturismo;
XVIII – manter a população informada sobre todas as questões ambientais e como pode contribuir com preservação ambiental;
XIX – constituir o Jardim botânico da rgião do CIQ, visandoestudos e visitas escolares e da população;
XX – Organizar festividades, seminários, fóruns, conferências e outros espaços educativos e de sensibilização de atores da região do CIQ;
XXI - Elaborar mapa e quadro de Indicadores de Sustentabilidade, apresentando as dinâmicas Sócio-Econômica, Sócio-Ecológica, Sócio-Política e Sócio-Cultural das cominidades, dos municípios e da região de abrangência do Consórcio Quiriri
XXIII – Criar a Escola de Saberes do CIQ e o Memorial do CIQ, visando o mapeamento de indicadores, o cadastro unificado de iniciativas existentes na região do Quiriri e o registro de experiências;
XXIV - Deflagrar ações conjuntas e integradas nos municípios do Consórcio Quiriri, desconsiderando os limites político/administrativos utilizando como base de planejamento os limites da bacia hidrográfica;
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